Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 3.7/5 (12 votos)



                       Apoio

 


O que é IAM?
O que é IAM?

Na França, notícias de missionários dos "países de Missão" - de modo especial da China, sobre a dura realidade das crianças (mortalidade, abandono...) -sensibilizaram o coração de D. Carlos Augusto é Maria José de Forbin-Janso, Bispo de Nancy e Toul, Prima da Lorena, despertando-lhe o desejo de salvar a vida de tantos inocentes, aliviar seus sofrimentos e anunciar-lhes o Evangelho de Jesus Cristo. O Bispo teve então a ideia de convocar as próprias crianças para enfrentarem o desafio - as crianças ajudariam as crianças-, fudando a Obra da Santa Infância, hoje a Infância Missionária, no dia 18 de maio de 1843, em Paris.
"Na primeira metade do século 19, a Europa viveu uma grande expansão missionária, e a Igreja, consciente do potencial missionário da infância, começou a pedir a elas que se tornassem protagonistas no anúncio do Evangelho às outras crianças. (...) Em pouco tempo, esta iniciativa missionária de apoio material e espiritual ultrapassou as fronteiras da França e espalhou-se por outros países..."
 

Objetivos
O fato de salvar da morte certa e dar-lhes oportunidade de sobreviver e ser

em batizadas fez com que o novo projeto de Dom Carlos despertasse a simpatia e acolhida, enquanto expressão de caridade cristã e solidariedade universal

.Assim foram definidos seus objetivos pelo fundador:
- salvar as crianças da miséria e da morte;
- batizá-las e educá-las como cristãs;
- prepará-las para serem apóstolos de outras crianças orientando-as na vocação e profissão.

Desde a segunda metade do século 19 até os nossos dias, graças à atividade de educadores com espírito missionário, centenas de milhares de crianças foram sensibilizadas e comprometeram-se nesse movimento de solidariedade universal.

 

 

CARISMA 

 

Por ocasião dos 160 anos da fundação da Obra, o Papa João Paulo II, na citada Mensagem de 06 de janeiro de 2003, fornece os critérios à luz dos quais a Infância Missionária deve orientar-se e avaliar sua caminhada:

  • A Infância e Adolescência Missionária propõe às crianças de todas as dioceses do mun­do um programa baseado na ora­ção, no sacrifício e em gestos de solidariedade concreta: assim elas podem tornar-se evangelizadoras de outras crianças.
  • Queridas crianças missionárias, sei com que dedicação e generosidade vocês procuram levar adiante esta Obra apostólica. Vocês se esforçam de muitas formas para partilhar o destino das crianças obrigadas a trabalhar antes do tempo e socorrer as mais pobres, em suas necessidades.
  • Sejam solidárias com os anseios e as dramáticas situações das crianças envolvidas nas guerras dos adultos, elas que freqüentemente são vítimas da violência bélica.
  • "Rezem todos os dias para que o dom da Fé que vocês receberam seja transmitido a milhões de crianças que ainda não conhecem Jesus.”